Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Aprenda a fazer um pedido > Exceções

Exceções

Algumas informações produzidas ou custodiadas pela Administração Pública estão sujeitas a restrição de acesso, pois sua divulgação tem o potencial de comprometer a segurança do Estado ou da sociedade, expor dados sobre a intimidade e a privacidade das pessoas ou afetar a competitividade de empresas, por exemplo.

As restrições de acesso previstas na Lei de Acesso à Informação são:

•    Informações Pessoais: informações relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem. Saiba mais na seção V da Lei de Acesso à Informação .
•    Informações classificadas com base na Lei nº 12.527: A Lei de Acesso à Informação prevê hipóteses para classificação de informações que são imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado. Saiba mais.
•    Informações cujo sigilo é garantido por outras legislações: por exemplo, sigilo bancário ou comercial, segredo de justiça, hipóteses de segredo industrial, entre outras.

Além disso, não serão atendidos pelo Poder Executivo Federal pedidos de acesso à informação que sejam genéricos, desproporcionais ou desarrazoados e que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do órgão ou entidade (Art. 13 do Decreto nº 7.724).

Fique atento

Caso o seu pedido de acesso seja negado, você tem o direito de receber comunicação que contenha:

•    as razões da negativa e seu fundamento legal
•    instruções sobre a possibilidade de recurso
•    instruções sobre a possibilidade de apresentação de pedido de desclassificação de informação classificada, quando for o caso.

Saiba como interpor recursos  e realizar pedidos de desclassificação  de informação.